Cirurgia de Espondilolistese

Cirurgia de Espondilolistese

 

A espondilolistese se caracteriza por um escorregamento de uma vértebra sobre a outra, desalinhando a coluna. Existem tratamentos conservadores para medicar esta condição, entretanto, alguns casos podem precisar passar por um procedimento cirúrgico.

Sobre a cirurgia de Espondilolistese:

Como é a cirurgia de Espondilolistese?

Cirurgia de Espondilolistese: ArtrodeseA cirurgia tem como objetivo a descompressão neural (afrouxamento dos nervos que estão apertados) e posteriormente a fixação da vértebra. O procedimento cirúrgico comum adotado é a artrodese, realizado por via aberta. Entretanto, para alguns casos, existem também técnicas minimamente invasivas em que são feitas pequenas incisões paralelas à coluna.

O realinhamento da coluna vertebral é feito realizando uma fusão óssea com a colocação de parafusos metálicos de titânio após a descompressão intervertebral. Desta forma, a vértebra é fixada e impedida de continuar se deslocando. E alguns casos mais sérios, o disco intervertebral pode ser removido, sendo transplantado no lugar um enxerto médico que mantém o espaçamento adequado para as vértebras e evita um novo escorregamento.

 

Quando a Cirurgia de Espondilolistese é indicada?

É indicada a Cirurgia de Espondilolistese, somente em casos mais graves que não responderam adequadamente aos tratamentos convencionais. Porém, quando o deslizamento ultrapassa 50% do tamanho da vértebra, ou mesmo quando há uma progressão em pacientes adolescentes, uma primeira tentativa com o tratamento clínico é dispensável, partido diretamente para uma intervenção cirurgia.

Saiba mais sobre o tratamento clínico para espondilolistese

 

Como é o Pós-cirúrgico de espondilolistese? Qual o tempo de recuperação?

No caso da adoção de um procedimento minimamente invasivo não há necessidade de imobilização do paciente, sendo indicado somente o repouso. Dores e desconfortos pós-cirúrgicos são esperados, mas podem ser minimizados com o uso de medicamentos adequados. Geralmente, os pacientes podem se movimentar no mesmo dia e voltar de forma gradual as suas atividades rotineiras, com um tempo de recuperação de 2 a 3 meses

Já no procedimento de artrodese, em que há intervenção de alto grau na coluna, a recuperação é mais demorada e pode levar de 3 a 6 meses, limitando os movimentos e necessitando de tratamentos complementares rotineiros, como fisioterapia e uso de medicações. No entanto, processos invasivos envolvem vários riscos para ao paciente devido a deficiências imunológicas, podendo ainda ocorrer danos aos nervos espinhais. Nestes casos, o paciente é levado a diversas complicações adversas que precisam de cuidados especiais por parte de um médico.

 

A Cirurgia de Espondilolistese na Coluna SP:

A Coluna SP possui um corpo clínico altamente qualificado para a cirurgia de Espondilolistese. Você pode contar com consultas extremamente humanizadas com foco individual e personalizado para cada paciente. Saiba mais e agende uma consulta

Somos a ColunaSP  Agende uma consulta com Médicos Especialistas em Coluna em São Paulo

Tratamento de Espondilolistese com Especialistas em Coluna em SP

A Clínica ( Especializada em tratamento da coluna)

ColunaSP

Av. Pompéia, 634 cj 215 – Ed. Vitrine Offices – Pompéia

São Paulo – CEP 05022-000

Estacionamento com vallet

Telefone: +55 11 3459-2128

WhatsApp: +55 11 99960-1592 | Atendimento das 08h às 20h (após estes horários, você pode deixar um recado que retornaremos)

 

ColunaSP Facebook    ColunaSP YouTube    ColunaSP Instagram