O que fazer quando sua coluna trava?

O que fazer quando sua coluna trava?

 

COLUNA TRAVADA, O QUE FAZER?


A dor na coluna ou dor nas costas é um sintoma muito comum entre as pessoas. Estima-se que 80% das pessoas tenham ao menos um episódio de dor nas costas ao longo da vida. Entretanto, em alguns casos a dor surge de forma tão intensa que deixa o indivíduo com a “coluna travada” impossibilitando este de mover-se à posição que estava inicialmente.

A dor intensa ou a dor aguda nas costas também provoca sentimentos como medo, estresse, ansiedade e preocupação acerca dos motivos para a dor ter ocorrido e qual impacto terá na saúde, traz dúvidas sobre quanto tempo irá permanecer e o quanto irá interferir na realização de suas atividades diárias. Apesar de ser normal evitar atividades que causem dor neste período, a completa inatividade não é aconselhada.
Nessa situação, o mais importante é que se busque a avaliação médica para abreviar e controlar a dor através de medicações analgésicas, anti-inflamatórias e até analgésicos opióides mais fortes devem ser manejados pelo seu médico dependendo da intensidade do quadro.

O que fazer quando sua coluna trava?

CAUSAS DE DOR NA COSTAS: POR QUE A COLUNA TRAVA?

A dor lombar na forma aguda é uma experiência bem dolorosa e se caracteriza por ser um episódio súbito e de curta duração causada pela rigidez e tensionamento da musculatura na região da coluna. Muitas vezes está relacionada a traumas agudos como estiramentos musculares, contusões ou entorses.

No entanto, alguns fatores como sedentarismo, obesidade, longas horas sentado na mesma posição, contribuem para o desenvolvimento das dores nas costas.

A dor nas costas também é comum sob as seguintes condições:

1. MÁ POSTURA: Uma postura inapropriada pode afetar diferentes partes do corpo que ainda que não acusem problemas de imediato. Quase sempre que uma pessoa fica muito tempo em pé com o quadril “torto” ou com as costas curvada, ou fica muito tempo sentada com os ombros para frente, ou carrega algo muito pesado de forma incorreta, levam a dores nas regiões da lombar ou da cervical.

2. FALTA DE ATIVIDADE FÍSICA REGULAR: A falta do fortalecimento muscular aliado a uma alimentação rica em gorduras e açúcar pode levar à obesidade e consequentemente à sobrecarga corporal, prejudicando a saúde da coluna.


3. HÉRNIA DE DISCO: A hérnia de disco ocorre quando há um deslocamento anormal do disco intervertebral na região lombar da coluna vertebral podendo levar à compressão e/ou inflamação das raízes lombares (nervos) e do saco dural, ocasionando o aparecimento da dor lombar isolada ou no membro inferior (glúteos e pernas), ou a associação das duas, que é conhecida como lombociatalgia.

TRATAMENTO PARA COLUNA TRAVADA

O acompanhamento médico com especialista em coluna é uma das alternativas para o tratamento da coluna travada ou dor aguda nas costas, pois o profissional analisará e buscará através da história clínica, exames físico e de imagem, uma causa para evitar novos episódios, e assim identificar se a dor se tratou de contratura/espasmo muscular ou de uma lesão no disco vertebral.
Mas durante a crise, o repouso relativo, aplicação de compressas quentes no local e uso de medicações para o controle da dor, como por exemplo, analgésicos e anti-inflamatórios, melhoram os sintomas rapidamente. Alongamentos e massagens também podem ajudar a aliviar a dor lombar.

Com a melhora do quadro da dor, a reabilitação motora como a fisioterapia, reabilitação postural (RPG), a musculação e a acupuntura poderão ser indicadas.

 

O que fazer quando sua coluna trava? Exercícios

COMO EVITAR A COLUNA TRAVADA

A dor lombar aguda ou coluna travada é uma experiência bem dolorosa, mas que felizmente, na maior parte dos casos, é resolvida em curto período de tempo. Há situações em que a dor não melhora satisfatoriamente e requer continuo acompanhamento médico. O principal objetivo é resolver o episódio de dor aguda o mais rápido possível e posteriormente, adotar práticas de prevenção optando por atividades físicas regulares e hábitos saudáveis que terão impacto positivo na saúde de sua coluna, no seu corpo e na sua mente.

1. CAMINHADA: A caminhada é uma ótima e simples alternativa para quem quer sair do sedentarismo, principalmente para iniciantes em que o nível de condicionamento físico ainda impeça a realização de atividades intensas.

2. MUSCULAÇÃO: A musculação praticada de forma regular fortalece a musculatura do core, abdômen, quadril e lombar, musculaturas que estabilizam a coluna e evita a sobrecarga articular.

3. NATAÇÃO E HIDROGINÁSTICA: A natação e a hidroginástica aliviam as dores musculares e melhoram as articulações e a musculatura, tornando-as mais enrijecidas. O ponto positivo é que dentro da água é possível tirar um peso significativo da coluna, tornando um ambiente livre de impacto deixando o indivíduo com mais resistência e com amplitude de movimentos.

4. PILATES: O pilates proporciona o alongamento, a tonificação e a definição dos músculos, o fortalecimento da musculatura abdominal e da situada ao longo das vértebras, além de auxiliar na redução do estresse. Este fortalecimento ajuda a melhorar também o alinhamento postural e proporciona o alívio de dores nas costas e articulações.

Coluna SP possui uma equipe qualificada para avaliar sua necessidade desde o correto diagnóstico e tratamento caso o problema com a coluna travada persistir. Entre em contato e agende uma consulta.

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