Dor nas Costas

Dor nas Costas

 

A dor nas costas é um dos sintomas mais frequentes na população em geral. Cerca de 80% da população terá dor nas costas em algum momento da vida, geralmente em decorrência de sedentarismo, má postura ou envelhecimento.


Dor nas CostasA boa notícia é que 50% dos episódios de dor nas costas melhoram dentro de 2 semanas e 80% dentro de 6 semanas. Isso é explicado pois grande parte dos casos de dor nas costas são causados por problemas musculares autolimitados (distensões, contraturas, etc).
Entretanto, até 30% dos indivíduos podem experimentar dor nas costas recorrente e sintomas dolorosos persistentes.

Alguns sinais e sintomas associados podem indicar uma condição mais grave como:

– Dor que irradia para as pernas ou braços
– Fraqueza
– Formigamentos e amortecimentos
– Incontinência urinária ou fecal
– Dor noturna
– Febre
– Perda significativa de peso

Na presença de algum desses sintomas ou dor persistente, é muito importante a avaliação de um médico especialista em coluna.

 

Dor nas CostasCOMO A DOR NAS COSTAS É TRATADA?

A presença de dor ou algum incômodo na coluna vertebral é sempre um “aviso”. Um aviso do seu organismo que alguma situação ou condição não está correta. Portanto, a primeira dica é manter-se ativo, porém com restrições de acordo com a dor. Evitar esforços com a coluna vertebral e atividades esportivas no período de dor.

O tratamento inicial deve ser direcionado pelo seu médico e baseia-se em medicações analgésicas, anti-inflamatórias, para dor neuropática e, algumas vezes, corticóides e opióides. Tudo irá depender da causa da dor, do grau e duração da mesma. Por isso é fundamental uma avaliação médica.


QUAL O OBJETIVO DA FISIOTERAPIA NA DOR NAS COSTAS?

A fisioterapia é um grande adjuvante no tratamento da dor nas costas. Inicialmente, em fases agudas, pode auxiliar muito no controle álgico (fisioterapia analgésica). Em uma segunda etapa, após o controle da dor, a fisioterapia será o pilar fundamental para reabilitar sua coluna vertebral através do fortalecimento da musculatura de suporte e estabilização da postura.


Dor nas CostasHÉRNIA DE DISCO PODE CAUSAR DOR NAS COSTAS?

Sim. Um dos sintomas iniciais e principais da hérnia de disco é a dor nas costas persistente. Essa dor pode ser no local ou até mesmo irradiar pelo trajeto de um nervo sendo comprimido. O termo hérnia significa uma estrutura anatômica que está fora do seu lugar habitual. O disco é um tipo de amortecedor macio que fica entre os ossos da coluna vertebral (vértebras). Portanto, o termo hérnia de disco refere-se a um deslocamento desse amortecedor com possível compressão das estruturas ao redor, podendo determinar dor e sintomas neurológicos associados (dormências, formigamentos, queimações, câimbras e perda de força).

 

QUANDO ESTÃO INDICADOS PROCEDIMENTOS INVASIVOS PARA HÉRNIA DE DISCO?

Os procedimentos cirúrgicos para tratamento de hérnia de disco são um tratamento de exceção e reservados para uma minoria dos pacientes (menos de 10% dos casos). Felizmente, a história natural da maioria das hérnias de disco é muito favorável e com o tratamento clínico adequado e de forma disciplinada, os pacientes conseguem retomar a sua rotina como antes. Na minoria dos casos em que há indicação médica de algum procedimento, o tratamento sempre deve ser realizado de forma escalonada (do menos invasivo para o mais invasivo). Ainda assim, grande parte dos pacientes apresentam resolução dos sintomas com procedimento minimamente invasivos (infiltrações na coluna, endoscopia da coluna, microdiscectomias, descompressões ósseas tubulares minimamente invasivas, etc).


COMO DEVO PROCEDER SE ESTOU SENTINDO DOR NAS COSTAS?

Dores na coluna vertebral que persistem por mais de 1 semana ou apresentam algum sinal neurológico associado (irradiação para o membro, alterações de sensibilidade, força muscular ou alteração urinária) devem sempre ser avaliadas por um médico. Outras situações comuns que devem ter avaliação médica são a presença de dor aguda intensa (mesmo com duração menor de 1 semana) ou dor leve a moderada com caráter intermitente por meses (dor crônica). O seu médico irá fazer uma história clínica detalhada e exame físico completo para avaliar a necessidade ou não de exames complementares e tratamento adequado.


Na Clínica ColunaSP temos uma equipe completa de médicos especializados no tratamento individualizado e personalizado de cada paciente. Temos o foco principal no tratamento clínico e, quando necessário, a abordagem da coluna da forma menos invasiva possível.

Somos a ColunaSP  Agende uma consulta com Médicos Especialistas em Coluna em São Paulo

Tratamento de dor nas costas com Especialistas em Coluna em SP

A Clínica ( Especializada em tratamento da coluna)

ColunaSP

Av. Pompéia, 634 cj 215 – Ed. Vitrine Offices – Pompéia

São Paulo – CEP 05022-000

Estacionamento com vallet

Telefone: +55 11 3459-2128

WhatsApp: +55 11 99960-1592 | Atendimento das 08h às 20h (após estes horários, você pode deixar um recado que retornaremos)

 

ColunaSP Facebook    ColunaSP YouTube    ColunaSP Instagram