Estenose do Canal Vertebral

Estenose do Canal Vertebral

 

O QUE É A ESTENOSE DO CANAL VERTEBRAL?

A estenose do canal vertebral é um estreitamento anormal que ocorre no centro canal vertebral ou em suas regiões laterais como o recesso lateral e forames vertebrais. Tem como resultado a compressão do saco dural/medula e/ou das raízes nervosas.

Estenose do Canal Cervical

 

QUAL A CAUSA DA ESTENOSE DO CANAL VERTEBRAL?

A causa mais comum é a estenose degenerativa adquirida do canal. Essa degeneração ou “desgaste” ocorre de forma progressiva nas estruturas da coluna levando a um colapso do disco, hipertrofia das facetas (articulações entre as vértebras) e dos ligamentos diminuindo o espaço para estruturas nervosas. O estreitamento/estenose do canal vertebral também pode ser congênito, envolvendo condições genéticas como acondroplasia. Outras doenças também podem causar estenose ou estarem associadas como: escolioses e espondilolisteses degenerativas.

 

QUAIS OS SINTOMAS DA ESTENOSE DO CANAL VERTEBRAL?

A idade de início dos sintomas é variável, mas são comuns entre a quinta e sexta décadas. Os pacientes apresentam muitas vezes dor lombar, dor e rigidez nas nádegas, cãibra e sensação de cansaço nas pernas que pioram ao andar e ficar em pé (claudicação neurogênica). Muitas vezes tem que fletir o tronco ou sentar para apresentar alivio da dor.

 

COMO A ESTENOSE DO CANAL VERTEBRAL É DIAGNOSTICADA?

O diagnóstico inicialmente é clínico. É possível confirmar o diagnóstico com exames de imagem como radiografias, tomografia computadorizada e ressonância magnética. A indicação de cada exame deve ser realizada pelo médico.

Estenose do Canal Cervical

QUAL É O DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DA ESTENOSE DO CANAL VERTEBRAL?

Os diagnósticos mais comuns que podem causar sintomas semelhantes são: hérnia de disco, síndrome da cauda equina, tumores, infecções, fraturas, insuficiência vascular e neuropatia periférica.

 

QUAL O TRATAMENTO PARA A ESTENOSE DO CANAL VERTEBRAL?

Estenose do Canal CervicalO tratamento conservador envolve um rigoroso programa de fisioterapia e reabilitação motora da coluna, enfatizando alongamentos e fortalecimento da musculatura encurtada lombar, abdominal e de membros inferiores. A estabilização postural também é fundamental.

Saiba mais sobre Tratamento para Estenose do Canal.

 

QUAIS SÃO AS INDICAÇÕES PARA CIRURGIA DA ESTENOSE DO CANAL?

A cirurgia está indicada em pacientes com estenose grave e dor intratável, e naqueles em que o tratamento conservador não alcança sucesso. A presença de déficit neurológico progressivo também é uma indicação objetiva.

 

COMO É O TRATAMENTO CIRÚRGICO DA ESTENOSE DO CANAL?

O tratamento cirúrgico envolve a remoção das estruturas que estão causando a compressão das estruturas nervosas (saco dural e raízes) – l mina, ligamento amarelo, recesso lateral, forame. Tudo depende do local da compressão que está causando os sintomas. Muitas vezes, dependendo do grau da compressão, pode ser necessária a fusão lombar.

Saiba mais sobre a Cirurgia de Estenose do Canal

Somos a ColunaSP  Agende uma consulta com Médicos Especialistas em Coluna em São Paulo

Tratamento Estenose do Canal Cervical com Especialistas em Coluna em SP

A Clínica ( Especializada em tratamento da coluna)

ColunaSP

Av. Pompéia, 634 cj 215 – Ed. Vitrine Offices – Pompéia

São Paulo – CEP 05022-000

Estacionamento com vallet

Telefone: +55 11 3459-2128

WhatsApp: +55 11 99960-1592 | Atendimento das 08h às 20h (após estes horários, você pode deixar um recado que retornaremos)

 

ColunaSP Facebook    ColunaSP YouTube    ColunaSP Instagram

 

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco