Vantagens da Cirurgia Endoscópica da Coluna

Quais são as vantagens da Cirurgia Endoscópica da Coluna?

 

A cirurgia endoscópica da coluna é uma técnica moderna e vem cada vez mais se mostrando ser segura e com bons resultados. Saiba quais são as vantagens dela.

 

Quais são as vantagens da cirurgia endoscópica da coluna?

Cirurgia Endoscópica da Coluna: Procedimento

Existe uma tendência mundial em técnicas menos invasivas buscando menos agressão a tecidos saudáveis. A cirurgia por vídeo da coluna tem como uma grande vantagem uma minima agressão ao paciente pois através de uma pequena incisão na pele e introdução de uma câmera a musculatura não precisa ser cortada para chegar no alvo principalmente no caso de uma hérnia de disco. Outras estruturas como os ossos, ligamentos e articulação da coluna são lesadas o mínimo possível. Isso acaba tendo como resultado um menor sangramento, uma recuperação mais rápida, menor índice de infecção. Com a experiência advinda do cirurgião acaba se tornando um procedimento mais rápido e seguro. Outra vantagem da endoscopia de coluna que muitas vezes pode ser realizada apenas com sedação e anestesia local.

Dentre as complicações apesar de menores que podem ocorrer e são semelhantes ao método convencional da cirurgia aberta estão dor residual, parestesia e alteração de força nos membros, fibrose, infecção, recidiva, instabilidade e a necessidade de intervenções futuras.

 

Passo a passo da cirurgia endoscópica:

• Anestesia: sedação + anestesia local (dependendo da técnica ou do paciente pode ser realizada anestesia geral);
• Posicionamento na mesa de coluna de barriga para baixo;
• Assepsia + anti-sepsia;
• Acesso – incisão na pele (ao redor de 8mm-1cm);
• Introdução do dilatador, cânula de trabalho e endoscópio (câmera) até o alvo, disco a ser operado;
• Realização da retirada da hérnia ou descompressão óssea com pinças e instrumentais adequados, dependendo do caso;
• Retirada dos instrumentais;
• Sutura (ponto na pele) e curativo.


Recuperação pós-operatória da endoscopia da coluna:

Normalmente ocorre de maneira rápida. Consegue sentar e andar após a recuperação anestésica. A maioria dos pacientes tem alta hospitalar no mesmo dia ou no dia seguinte ao procedimento. Deve-se ter o cuidado de não flexionar ou rotacionar a coluna, evitar dirigir por 2-3 semanas e não pegar peso para evitar recidivas. Por ser uma incisão pequena o risco de infecção é muito pequena, mas deve-se ter cuidado nos curativos diários e realizá-los com as mãos limpas após o banho. O retorno com seu médico precisa ser agendado após 10 a 14 dias para retirada dos pontos e uma reavaliação.

Cirurgia Endoscópica da Coluna: Pós-operatório

A Clínica ( Especializada em tratamento da coluna)

ColunaSP

Av. Pompéia, 634 cj 215 – Ed. Vitrine Offices – Pompéia

São Paulo – CEP 05022-000

Estacionamento com vallet

Telefone: +55 11 3459-2128

WhatsApp: +55 11 99960-1592 | Atendimento das 08h às 20h (após estes horários, você pode deixar um recado que retornaremos)

 

ColunaSP Facebook    ColunaSP YouTube    ColunaSP Instagram

 

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco